quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Desespero de Arnaldo Jabor



Não é mistério para ninguém que a mídia brasileira encontra-se em mãos bem pouco numerosas, extremamente ricas e quase completamente corruptas. Se existisse dúvida, bastaria observar a atenção reservada aos recentes protestos contra o aumento da passagem de ônibus, que a verdade se tornaria clara.

A princípio, a velha tática de olhar pro outro lado foi empregada, coisa que já se faz com maestria a essa altura do campeonato. Pra Globo, que já transformara as “Diretas Já!” em comício homenageando o aniversário de São Paulo, fingir que o pavio não se havia acionado foi um passeio no parque. E como bons patinhos todas as demais emissoras a seguiram.

O triste (pra Globo e pro resto da mídia) é que, noticiado ou não, o movimento ganhou peso quando mais e mais gente vinha pra engrossar seus números. Logo a estratégia teria que mudar.

Daí que se segue isso:



Correm como formigas de uma repentina chuvarada, esses ditos jornalista de tv. É difícil dizer se o que se sucede é irritante, risível ou digno de pena. Eu creio ser muito divertido observar o castelo de cartas desmoronando na frente da elite midiática sempre que isso ocorre, mas por efeito de retórica, olhemos isso com pena.

É deveras lamentável a tentativa da televisão de desmerecer algo que ela mal compreende. O fato é que, a quem interessa desmoralizar o manifestante que vai até a Paulista pra levar borrachada de coronel fascista na cara, se arma de helicóptero para viajar pela cidade. Gente que nunca viu um ônibus cheio ou que teve que fazer cálculo pra saber quanto do seu salário a condução vai comer nesse mês. Como uma classe que está tão distante do povo pode esperar atacá-lo com eficácia?

Datena mesmo tropeça na sua própria pergunta que, de pergunta, não tem nada. Parece pergunta, soa como pergunta, tem ponto de interrogação e tudo mais, mas, na verdade, é resposta. Resposta e acusação, na verdade, e da acusação já parte até juízo: é feita associação irremediável entre o protesto legitimo e aqueles que vão lá só pra fazer bagunça, não existe diferença entre os dois: se você está lá, você estão lá pra avacalhar tudo e a todos.

Datena apanhando nessa enquete só mostra como nem a onipotente mídia conservadora desse país pode lidar com a força organizada do povo revoltado. Os tempos mudam, no fim das contas.

Mas o que tem Sua Graça, a Rede Globo a dizer de tudo isso? Certamente que ela vem mais bem equipada que Datena que, apesar de em seu programa, o Brasil Urgente, fazer jornalismo não tão diferente da desfribilação de medo do Jornal Nacional; o faz escrachado, e carece das sutilezas de que Boner é tão bem dotado a ponto de passar o seu programinha como jornalismo real.

Bem, o que nos foi dado é Jabor:

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/videos/t/edicoes/v/arnaldo-jabor-fala-sobre-onda-de-protestos-contra-aumento-nas-tarifas-de-onibus/2631566/

Ah Globo... tsc tsc tsc. Acho que depois da débâcle de Collor a emissora nunca se recuperou completamente, perdeu a linha.

Aqui, não se pode falar de técnica de desinformação por parte da emissora, quando o próprio comentarista se mostra desinformado. Os protestos na Turquia são motivados pelo autoritarismo do então premier Tayyip Erdogan, que foi eleito por processo democrático para servir (duh) o povo, coisa que ele não faz; tendo sido o estopim das demonstrações a construção de um shopping em zona florestada com arvores de milhares de anos de idade. Não tem nada a ver com religião, como diz Jabor.

Bem, essa confusão dele pouco me surpreende. Vindo de um homem que mal conhece a política de seu país, que pouco entende do peso econômico que carregam 20 centavos para cada passagem diária que um empregado que ganhe 700 reais ao mês tem, não é coisa de surpreender ninguém. Confusão, sim, mas tática de desinformação? Difícil de dizer.

Mas se formos entender como jogada, é uma bastante desesperada. Veja, pois, meu caro leitor, que nem dos protestos na Turquia a mídia queria falar, e assim também relegou o tumulto naquele país ao silêncio por muito tempo. Admitir a existência deste para atacar aquele só pode ser entendido como ato de desespero, e toda essa bateção de peito de Jabor, é pouco mais que o mostrar de dentes de um animal moribundo.

Tamanho é o desespero que o homem até voltou atrás em suas colocações. Não no JN, é claro, pois a Globo não dá pra trás mesmo quando o mundo está contra ela. E agora o que, você me pergunta? Bem, não creio que nada tenha mudado, a história da Rede Globo é marcada por uma malícia que deveria ter seu próprio pecado capital dentre os outros sete com o próprio nome “Globo”, mas o interessante é que essa malícia não é fixa, e sim subserviente: eles não lançam mão de golpes, ideologias e ataques, e daí vem a falta de editorial da rede. O que se vê por parte da emissora é uma subserviência quase que cômica a toda forma de poder que tenha sido reconhecido pelo canal. Curvar-se aos protestos quando eles chegam a um número e atenção considerável não é nada mais do que jogar com o time vencedor.

E que time esse é, ein! São extremamente numerosos, não jogam com nenhum outro time que se oponha à emissora, possui uma agenda com reivindicações legitimas, mas que carecem de um plano de ataque específico devido à falta de liderança e ao apartidarismo, e tende a engrossar todo e qualquer coro se dito alto o bastante e com retórica suficiente.

“Parece um ótimo lugar pra enfiar um demagogo doido que possa nos representar”, quase da pra ouvir o pensamento de um Boner ou de um Jabor observando as filmagens das ruas. Afinal, os homens aprendem com seus erros, e uma hora o medo e o desespero nos abandonam e o que toma lugar é a astúcia.

Só ocorre que o povo não é bobo... Ou será que é? Acho que só o tempo dirá se esse movimento será a "Diretas" desta geração... ou a Marcha da Família com Deus pela Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário